quarta-feira, 28 de julho de 2010

Projeto de comunicação

PROJETO 4ª série/5ºano : Projeto diário


Elaborado por: Ana Beatriz Assali

DURAÇÃO: três meses

SITUAÇÃO COMUNICATIVA:

A construção de diários para produção espontânea. Exposição das produções escritas dos alunos.

(Para embasar a situação comunicativa o gênero textual DIÁRIO é norteador do trabalho a ser desenvolvido)

DISCIPLINAS:

Linguagem e Códigos (Língua Portuguesa e Artes)

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA:

Um dos principais objetivos da 4ª série é fazer da escrita um processo no qual o educando reflita sobre suas próprias produções, aprendendo a manipulá-las, corrigi-las, reestruturá-las, entre outras ações.

É necessário que o aluno participe de situações em que falar, ouvir, ler e escrever, tenham sentido colocando-os assim, em contato com a escrita, como verdadeiros usuários da Língua.

A partir deste contexto, surge o Projeto Diário que, além de trabalhar com todos os aspectos deste gênero textual, propicia momentos de imaginação criadora, estimula a escrita autônoma.


OBJETIVOS GERAIS:

• Favorecer a criação de formas artísticas, potencializando poéticas pessoais e envolvendo processo de criação que se conectam ao repertório pessoal e cultural, às potências criadoras, à pesquisa e outras.

• Escrita: produção de textos diversos em diferentes linguagens; organização e registro de informações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Construir o conceito de linguagem figurada e empregá-la adequadamente.

 Identificar a finalidade dos textos de diferentes gêneros

 Construir textos cuidando da separação de parágrafo e evitando a repetição de palavras substituindo nomes pelos pronomes.

CONTEÚDOS:

• Construção de sentido na produção escrita de textos: relação de significado entre as frases.

• Revisão de escrita como procedimento para aperfeiçoar o texto

• Revisão de aspectos discursivos nas produções de textos como procedimentos necessários à eficiência da comunicação escrita.

• Formulação de hipóteses para a escrita correta de algumas palavras, confronto de ideias acerca de algumas palavras, confronto de ideias acerca das convenções que regem o sistema de escrita, descoberta e uso progressivo das regras ortográficas

• Construção de biografias, autobiografias e relatos pessoais

HABILIDADES:

• Participar de situações de interlocução com colegas e adultos;

• Ampliar o vocabulário;

• Empregar o vocabulário adquirido nos relatos e na produção dos textos;

• Formular explicações e conclusões de maneira individual e coletiva relacionadas;

• Customizar seu diário utilizando diferentes materiais (cartolina, camurça, colagem, recortes,etc)

• Produzir textos utilizando a estrutura do gênero textual.

• Produzir biografia utilizando dos recursos estruturais do gênero, porém adaptando ao seu diário

• Produzir autobiografia utilizando dos recursos estruturais do gênero, porém adaptando ao seu diário

• Produzir relato pessoal utilizando dos recursos estruturais do gênero, porém adaptando ao seu diário

• Compartilhar situações vividas atualmente ou passadas descritas em seu diário

• Trabalhar em grupo de forma a produzir um produto coletivo


ETAPAS :

1ª ETAPA - APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA AS CRIANÇAS

A sensibilização sobre a temática do projeto teve inicio com a unidade trabalhada do livro Construindo a escrita. Inicialmente foi proposta a leitura de um trecho do livro Nossa rua tem um problema. Este trecho escrito como diário pessoal possibilitou que a estrutura deste gênero textual fosse trabalhada.

Em uma conversa informal compartilhamos nossas vivências sobre a utilização de um diário e sobre os diferentes tipos de utilização.

Após esta introdução, em uma roda de conversa, foi apresentada a proposta do projeto e, em conjunto, traçadas as estratégias a serem desenvolvidas.

2ª ETAPA - APRESENTAÇÃO DE UM MODELO

1. Para possibilitar uma referência ao trabalho que será realizado teremos como instrumento sensibilizador o livro O diário escondido de Serafina de Cristina Porto.

2. Com a leitura do livro os alunos poderão observar as maneiras que a personagem Serafina o utiliza, no de correr da história, para se expressava e interagir com o seu diário.

3. Os alunos também customizarão o seu diário e para tanto cada um receberá um caderno e através de um modelo feito pela professora utilizarão de materiais diferenciados para criar o seu.



3ª ETAPA - O DIÁRIO



O objetivo principal deste projeto é incentivar a escrita espontânea e o fortalecimento da identidade da classe.

1.Os alunos terão momentos especiais para poderem escrever no seu diário.



2. Os diários podem ser trocados e os colegas poderão escrever no diário do colega e fazer a leitura do mesmo desde que o dono permita.



3. Identificar como Serafina cria estratégias no seu diário e buscar estratégias próprias tornando-o não somente um local de registro escrito, mas de situações diversas com de datas de aniversário, referencias de fatos diversos como sonhos, descobertas, etc.



4. Durante a semana serão lidos capítulos do livro Serafina, em roda, e através de um diálogo informal iremos percorrer a história buscando identificar os gostos de Serafina, seus ídolos, seus sonhos, etc.



5. Durante a leitura do livro serão trabalhados os seguintes itens:

A cidade imaginária de Serafina

A relação entre Serafina e seu Nonô

A sua cidade imaginária

Análise do estilo “diário” de escritura

As histórias infantis citadas no livro

Definindo Serafina

Estrutura de diário

Indicadores de que seu Nonô era um adulto especial

Pesquisa: Mozart

Tempo Narrativo

6. Tipos de diário: Nas aulas de informática iremos conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de diário: de bordo, de viagem, diários de classe, diário íntimo. Os alunos preencherão uma tabela comparando a utilização destes diferentes diários. Este registro será exposto na sala de aula.

7. Nas sessões de escrita planejadas semanalmente serão dedicados aulas para explorar os diários e trabalhar sobre sua estrutura. Coletivamente organizaremos as descobertas feitas em um cartaz que será exposto na sala e os alunos irão registrar no seu caderno de descoberta. Para esta investigação os alunos terão acesso a pequenos trechos de diferentes diários: Diário de Anne Frank, O diário da princesa, Meu querido diário otário, mais as informações obtidas inicialmente com o trabalho realizado com o trecho do livro Nossa Rua tem um problema atividade inicial e sensibilizadora do projeto.

8. Customização do diário – cada aluno ganhará um caderno brochura capa dura ¼ com algumas folhas decoradas. Previamente preparar o material que os alunos terão acesso e poderão escolher livremente para elaborar a capa e a contra capa do seu diário: papel camurça colorido, papel espelho, papel criative paper, cola colorida com gliter e metalizada, moldes de letras, diferentes figuras para montagem feitas com furador, tesouras de picote, figurinhas adesivas (stickers).

4ª ETAPA - ATIVIDADES LINGUISTICAS

1. Apresentar aos alunos trechos do livro Nossa rua tem um problema com a visão da irmã do Chico e outro trecho com a visão dos meninos da rua.

2. Depois das leituras dos dois trechos questionar se eles foram escritos pela mesma pessoa e de que forma eles perceberam isso.

3. Na lousa o professor irá registrar tudo o que os alunos acham que caracterizam este gênero. Registrar também o motivo que leva algumas pessoas a escreverem diários.

4. Em grupos os alunos irão refletir sobre a função de outros diários como : diário de viagem, diário de bordo, diário do professor, diário de descobertas.

5. Retomar os trechos lidos inicialmente e identificar de quem pertence determinada página e qual o problema segundo cada visão.

6. Questionar os alunos e registrar as respostas: Quem escreve um diário escreve para que leitor? Quais as diferenças e semelhanças entre biografia e autobiografia.

7. Para realizar a comparação anterior trabalhar com a biografia de Cristina Porto e a autobiografia de Michele Iacocca.

8. Expor em sala as descobertas feitas e registrar no caderno

9. Além do trabalho principal com o gênero diário paralelamente serão trabalhados os gêneros biografia, autobiografia e relato pessoal.

5ª ETAPA - CONHECENDO A AUTORA E O ILUSTRADOR

Os alunos terão acesso a biografia da autora Cristina Porto e a do ilustrador Michele Iacocca. Após a leitura dos textos identificarão os fatos importantes sobre a história do ilustrador.

O objetivo é elaborar um portfólio com as impressões do grupo sobre a personagem, com pequenos depoimentos, desenhos dos alunos representando Serafina.

Pesquisar na biblioteca da escola livros ilustrados por Michele Iacocca ou escritos por ele e comparar os personagens criados por ele.

Os estudantes, por meio da leitura da biografia e autobiografia de Cristina Porto e Michele Iacocca, respectivamente, e o do estudo linguístico, poderão identificar as características desses gêneros, comparando-os com o gênero diário

6ª ETAPA – RELATO PESSOAL

A sensibilização sobre o gênero relato pessoal teve inicio com a unidade trabalhada do livro Português – Linguagens (Willian Roberto Cereja). Inicialmente foi proposta a leitura de um trecho do livro O livro dos medos, Companhia das Letrinhas. Este trecho escrito como relato pessoal possibilitou que a estrutura deste gênero textual fosse trabalhada.

1. Apresentar aos alunos o relato O medo de voar retirado do Livro dos medos de Milton Hatoum.

2. Depois da leitura do relato questionar por quem este texto foi escrito e de que forma eles perceberam isso.

3. Na lousa o professor irá registrar tudo o que os alunos acham que caracterizam este gênero. Registrar também o motivo que leva algumas pessoas a escrever relatos pessoais.

4. Questionar os alunos e registrar as respostas: Quem escreve um relato pessoal escreve para que leitor? Quais as diferenças e semelhanças entre biografia, autobiografia e diário.

7ª ETAPA - EXPOSIÇÃO

A base da exposição será os diários customizados pelos alunos

8ª ETAPA - AVALIAÇÃO

Estes são alguns aspectos elencados que serão avaliados durante o desenvolvimento do projeto:

• Participação dos momentos de leitura, fazendo perguntas sobre aquilo que foi lido e sobre o que estão aprendendo

• Seleção de outros livros para ler por si mesmas nos horários destinados a isso tendo como referência a autora e o ilustrador trabalhados

• Escrever textos consultando as descobertas realizadas sobre os diferentes gêneros trabalhados (diário, biografia, autobiografia e o relato pessoal)

• Participação dos momentos de escrita coletiva, apresentando conhecimento sobre os gêneros trabalhados e durante o desenvolvimento do projeto com sugestões e idéias

Além destes aspectos será dedicado uma página no diário de cada um para que eles possam relatar o que foi para desenvolver este projeto.



BIBLIOGRAFIA

Hernández, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.



Porto, Cristina, O diário escondido de Serafina. São Paulo: Ática.



Carvalho, Carmen Silvia ET. Construindo a escrita 3ºano. Ed. Ática. São Paulo



Sites

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/03/diario-de-anne-frank-tem-download-gratuito-na-internet/



http://www.rivkah.com.br/tradicoes/annefrank/annefrank.htm

Nenhum comentário: